Tensão entre Faixa de Gaza e Israel preocupa Nações Unidas

Ouvir /

Segundo agências de notícias, houve lançamento de foquetes nesta terça e quarta-feiras contra alvos israelenses; mídia de Israel, diz que país realizou um bombardeio aéreo em resposta aos ataques.

Faixa de Gaza

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O coordenador especial da ONU para o Oriente Médio emitiu um comunicado manifestando preocupação com o que chamou de "volatilidade  entre Gaza e Israel", após lançamentos de foguetes, morteiros e um bombardeio aéreo entre as duas partes.

Em comunicado, Robert Serry pediu aos palestinos e aos israelenses que se abstenham de violência e cooperem para a solução de questões não resolvidas sobre prisioneiros.

Fronteira

Segundo agências de notícias, milícias palestinas teriam lançado o segundo foguete, em menos de dois dias, contra o sul de Israel após os militares do país terem bombardeado a Faixa de Gaza. De acordo com a mídia israelense, o bombardeio foi uma resposta a três tiros de morteiro na região de Negev. Ninguém ficou ferido em ambos os incidentes.

O ataque é o primeiro após a trégua que se seguiu à operação militar de uma semana que matou 160 pessoas do lado palestino, há quatro meses. Na mesma época, a baixa do lado israelense foi de seis pessoas.

Violações

Para o representante da ONU, a nova onda de violência pode levar a um recuo das melhorias "graduais, mas tangíveis, alcançadas para flexibilizar o alívio do bloqueio e a situação de segurança entre Gaza e o sul de Israel."

Ele condenou o lançamento indiscriminado de foguetes contra áreas civis e exortou Israel a agir com moderação.

O coordenador prometeu apoiar os esforços para restaurar a calma e implementar integralmente o cessar-fogo mediado pelo Egito, tido como único caminho viável para resolver a situação em Gaza.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930