Secretário-Geral e ministro nigeriano discutem situação na Guiné-Bissau

Ouvir /

Ban Ki-moon e Olugbenga Ayodeji Ashiru, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, falaram ainda sobre a nova missão da ONU no Mali; encontro na ocorreu em Nova York noite dessa sexta-feira.

Olugbenga Ashiru e Ban Ki-moon

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

A situação na Guiné-Bissau foi tema de conversa entre o Secretário-Geral da ONU e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria. Ban Ki-moon e Olugbenga Ayodeji Ashiru falaram sobre os atuais esforços de apoio ao processo político no país.

A Guiné-Bissau passa por um processo de transição, após o golpe militar ocorrido em Abril do ano passado. Ban e Ashiru encontraram-se na noite dessa sexta-feira, na sede da ONU em Nova Iorque.

Mali e Darfur

O Secretário-Geral e o ministro também discutiram a recente onda de violência no norte da Nigéria e trocaram opiniões sobre a resolução adotada na quinta-feira pelo Conselho de Segurança, que cria a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Mali.

Os dois ressaltaram a necessidade de que a missão esteja ligada por um processo político, com vista ao alcance da paz duradoira e da estabilidade no Mali.

O Secretário-Geral tratou ainda da situação em Darfur, no Sudão, em especial a deterioração da segurança na região. Neste contexto, Ban Ki-moon lamentou com o ministro Ashiru a perda de um capacete azul da Nigéria, morto recentemente durante um ataque contra a missão da ONU em Darfur.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930