Secretário-Geral condena ataque contra primeiro-ministro da Síria

Ouvir /

Wael Al-Halki sobreviveu ao atentado desta segunda-feira, na capital do país, Damasco, mas várias pessoas morreram; Ban Ki-moon diz ser inaceitável ter civis como alvo dessas ações.

Wael Al-Halqi. Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.* 

O Secretário-Geral da ONU condenou o "ataque terrorista" contra o comboio do primeiro-ministro da Síria, Wael Al-Halki, ocorrido nesta segunda-feira, em Damasco. A nota de Ban Ki-moon destaca que várias pessoas foram mortas e outras ficaram feridas na ação.

Mas segundo agências de notícias, o primeiro-ministro sobreviveu ao ataque no distrito de Mazzeh, a oeste da capital do país. Não se sabe ainda se o ato foi causado por um homem-bomba ou por um explosivo deixado no local.

Condolências

Imagens divulgadas por meios de comunicação mostram veículos incendiados, como um ônibus danificado, e estilhaços de vidro espalhados na área.

Ban enviou condolências às famílias das vítimas e desejou aos feridos uma rápida recuperação. A mensagem ressalta que o Secretário-Geral tem condenado de forma sistemática "qualquer ato de terrorismo".

Entrega de Armas

Para Ban Ki-moon, ter civis como alvo é "inaceitável". Ele continua "extremamente preocupado" com o aumento da violência na Síria, porque civis estão sendo mortos, feridos, presos ou sequestrados diariamente, como dois clérigos que foram raptados no norte do país.

O Secretário-Geral já reafirmou várias vezes que a violência no país precisa ter um fim imediato e que todos os lados envolvidos no conflito devem buscar uma solução pacífica. Ban disse ainda ser necessário o fim do fornecimento de armas para qualquer lado, seja governo ou oposição.

Ban Ki-moon ressaltou que o confronto não precisa ser "militarizado" ou "radicalizado", mas que o país necessita urgente de diálogo e reconciliação.

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930