PMA distribui merenda para crianças sírias na Jordânia e no Iraque

Ouvir /

Mais de 10,5 mil alunos serão beneficiados em escolas de acampamentos de refugiados; objetivo é incentivar as crianças a irem ao colégio.

Foto: PMA/Abeer Etefa

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Mundial de Alimentos informou que está distribuindo merenda escolar a 10,5 mil crianças sírias na Jordânia e no Iraque.

As crianças fugiram para os países vizinhos após a onda de violência política na Síria que já matou mais de 70 mil pessoas, nos últimos dois anos.

Aulas

O objetivo do programa da ONU é incentivar as crianças refugiadas a continuarem frequentando as aulas, que são ministradas nos acampamentos de refugiados.

Por causa dos combates entre tropas do governo e rebeldes, o número de sírios que fogem do país já ultrapassou a marca de 1 milhão.

Na Jordânia, por exemplo, mais de 6 mil crianças estão recebendo lanches à tarde em duas escolas gerenciadas pelo Unicef, no campo de Zaatari.

Geração

Já o PMA está levando merenda a mais de 4,5 mil crianças em Domiz, no norte do Iraque, além de dois outros acampamentos no centro do país.

O coordenador do PMA para a Crise na Síria, Muhannad Hadi lembrou que muitas crianças passaram por terríveis traumas perdendo membros da família e tendo que cruzar as fronteiras com os países vizinhos como refugiadas.

Segundo ele, "esses menores precisam retornar à escola. A merenda torna-se não só um incentivo, mas também uma forma de alimentar as crianças e evitar que uma geração inteira se perca por causa do conflito."

Transporte

A merenda escolar consiste de biscoitos vitaminados e barras de tâmara, além de minerais e 450 calorias para aumentar a energia dos alunos e facilitar o aprendizado.

A ONG britânica Save the Children está juntando esforços com o PMA na Jordânia para transportar a merenda às salas de aula. A iniciativa foi lançada em 24 de março e já ajudou a aumentar a frequência escolar em 20%.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930