Países se unem em Istambul para combater mercado de produtos falsificados

Ouvir /

Primeiro-ministro da Turquia disse na abertura do Congresso que a pirataria é uma fonte importante para o financiamento do terrorismo; mais de 100 nações enviaram representantes.

Combate a produtos falsificados.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A cidade de Istambul, na Turquia, está abrigando a partir desta quarta-feira o Sétimo Congresso Global sobre o Combate à Pirataria e Falsificação de Produtos.

O evento, de três dias, conta com 850 delegados de 100 países. O objetivo é buscar respostas inovativas para o mercado ilegal de produtos pirateados.

Terrorismo

O Congresso tem o apoio da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, e da Interpol, entre outras entidades.

Ao discursar na abertura do evento, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a falsificação de produtos serve como fonte importante do financiamento do terrorismo. O premiê lembrou que a luta contra os pirateados requer cooperação global.

O secretário-geral do Sétimo Congresso Global sobre o Combate à Pirataria informou que a proliferação de pessoas que participam da produção, da distribuição e venda de pirateados atingiu um número jamais visto na última década.

Ele disse que os que participam da rede criminosa da falsificação de produtos não têm o menor respeito pela lei, pelas práticas justas de comércio ou até mesmo a saúde pública.

Kunio Mikuriya afirmou que o combate ao comércio ilegal de pirateados não pode esperar que a economia global melhore ou que governos disponibilizem mais fundos para enfrentar o crime.

O chefe da Interpol, Ronald K Noble contou que a força da parceria entre os setores público e privado pode fazer a diferença com soluções inovadoras para combater o problema.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031