ONU alerta sobre Síria e pede progresso nas negociações no Oriente Médio

Ouvir /

Subsecretário-geral disse ao Conselho de Segurança que é necessária ação conjunta para preservar a estabilidade regional; Jeffrey Feltman afirmou que agora é hora de a comunidade internacional agir sem demora.

Jeffery Feltman Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

 

O subsecretário-geral para assuntos políticos da ONU, Jeffrey Feltman, afirmou esta quarta-feira, que com a piora da situação na Síria é necessário que todos trabalhem juntos para preservar a estabilidade no Oriente Médio.

Feltman fez a declaração em pronunciamento ao Conselho de Segurança. Segundo ele, a comunidade internacional deve agir conjuntamente para não só resolver o impacto da crise síria, mas também para avançar com as negociações entre israelenses e palestinos.

Tendência

O subsecretário-geral disse ainda que o desejo pela paz deve ser cultivado por medidas que revertam a tendência atual na região e criem um sentimento de confiança.

Para Feltman, a frágil esperança gerada pela engajamento dos Estados Unidos no processo do Oriente Médio deve ser traduzida em sérios esforços de todas as partes.

Obama

Segundo o representante da ONU, a visita do presidente americano, Barack Obama à região, no mês passado, representou uma abertura.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se encontrou com Obama há duas semanas e concordou que há uma oportunidade para que israelenses e palestinos retomem as negociações.

Vontade Política

Feltman afirmou que tudo depende se as partes tiverem a vontade política para criar as condições que levem à retomada do processo político.

Ele citou também o importante acordo feito entre os dois lados, permitindo que uma missão de especialistas da Unesco visite a cidade velha de Jerusalém, em maio.

Segundo Feltman, existem sérios desafios ao progresso da área. Ele afirmou que a viabilidade econômica da Autoridade Palestina corre risco e pediu apoio financeiro para a região.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930