OMS diz que pacientes devem se dedicar a controlar a pressão arterial

Ouvir /

Alerta marca o Dia Mundial da Saúde neste 7 de abril; hipertensão atinge um em cada três adultos no mundo; Secretário-Geral disse que combater o problema é uma das chaves para enfrentar as doenças cardiovasculares.

Hipertensão atinge um em cada três adultos no mundo. Foto OMS

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

 

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um alerta sobre a pressão alta, em mensagem, neste domingo, para marcar o Dia Mundial da Saúde.

A hipertensão, como é conhecida, afeta um em cada três adultos no mundo inteiro. Ela é uma das principais causas de morte, tanto em países ricos como pobres.

Risco

Ban afirmou que a pressão arterial elevada, muitas vezes, não é diagnosticada porque a pessoa não tem nenhum sintoma. A boa notícia, segundo ele, é que quando detectada cedo, os doentes podem reduzir de forma significativa o risco de ataques cardíacos.

O chefe da ONU disse que "seguir um estilo de vida saudável pode acrescentar anos as nossas vidas."

Cuidado

O engenheiro civil português, Armando Lemos, que sofre de hipertensão, falou à Rádio ONU, de Lisboa, sobre as precauções que toma para controlar o problema.

"Além da medicação prescrita, faço algum exercício físico mas nada violento, nada de corridas. Meia hora de andar, de passeio, todos os dias, quer chova quer faça sol. E, de vez em quando, durante a semana, vou à piscina nadar durante meia hora sempre sem esforço, sempre numa disposição de fazer exercício físico de uma forma lúdica."

Sal

Ban Ki-moon disse que é necessário cortar o consumo de sal processado, seguir uma dieta equilibrada, diminuir o consumo de álcool e do tabaco.

Para o Secretário-Geral, combater a pressão alta é uma das chaves para enfrentar as doenças cardiovasculares.

Os problemas do coração estão entre as quatro maiores causas de morte entre as doenças consideradas não transmissíveis, que são, o câncer, diabetes e as doenças respiratórias.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031