OIT vai ajudar Europa a combater crise de empregos entre os jovens

Ouvir /

Organização Internacional do Trabalho informou que está pronta para apoiar os Estados europeus a implementar garantias de trabalho para a juventude; estratégia vai contar com a parceria da Comissão Europeia.

Mais de 7 milhões de jovens europeus estão desempregados. Foto: Banco Mundial

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, está juntando forças com a Comissão Europeia para combater a crise de empregos que atinge os jovens da Europa.

As duas entidades vão apoiar a implementação de garantias de trabalho para os funcionários mais jovens, que foram aprovadas em fevereiro pelos ministros de serviços sociais e emprego do continente.

Iniciativa

Pela iniciativa, os Estados-membros devem por em vigor medidas que garantam que os jovens, até 25 anos, recebam ofertas de empregos de boa qualidade.

Além disso, eles devem obter ajuda para continuar os estudos e, receber ainda, treinamento num período de quatro meses depois de ficarem desempregados.

Emprego

Em entrevista à Rádio ONU, de Lisboa, Andreia Belchior, profissional da área de marketing, falou sobre sua luta para conseguir um emprego. Ela perdeu o trabalho há dois anos por causa de uma redução de pessoal.

"Não há emprego, não há vista de melhoria e portanto encontrar alguém hoje em dia em Portugal que esteja empregado, numa empresa com algum tempo de trabalho ou consiga arranjar nesta altura trabalho, é uma novidade. Nós temos que ser criativos e temos que tentar, se calhar, dar mais do que demos durante o longo da vida."

Desânimo

A chefe do Departamento de Política de Empregos da OIT, Azita Berar Awad, disse que as garantias para os jovens podem reduzir de forma eficaz o desemprego e o desânimo nesse grupo.

Segundo dados da agência, calcula-se que 7,5 milhões de jovens europeus estão, neste momento, sem emprego, sem frequentar escola ou sem receber qualquer tipo de treinamento.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930