OIT manda missão de alto nível para Bangladesh

Ouvir /

Equipe vai dar apoio e acelerar as operações entre todas as partes depois do desabamento do edifício; diretor-geral da agência da ONU disse que o horror e os lamentos devem ser traduzidos em ação firme e urgente.

Guy Ryder, OIT

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, vai enviar uma missão de alto nível à Bangladesh para ajudar as autoridades depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Savar.

A equipe vai ser chefiada pelo vice-diretor-geral da agência da ONU para operações de campo, Gilbert Houngbo.

Ação

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que o horror e os lamentos pela tragédia, que deixou pelo menos 380 mortos, devem ser traduzidos em uma ação firme e urgente.

Ryder disse que está escrevendo uma carta ao primeiro-ministro do país, Sheikh Hasina, pedindo ação imediata para evitar a repetição do último de uma série de acidentes de trabalho que poderiam ser totalmente evitados.

O chefe da OIT afirmou que uma ação agora pode evitar futuras tragédias. Ele declarou que a inação significa que o próximo acidente é apenas uma questão de tempo.

União

Para a Organização Internacional do Trabalho, governo, empresas e federações comerciais de Bangladesh devem se unir para garantir que a tragédia de Rana Plaza não aconteça de novo.

A OIT afirmou que num programa compreensivo devem constar medidas para lidar com as fábricas, incluindo desde relocação e melhoras na infraestrutura à implementação de inspeções laborais.

Além disso, a agência da ONU disse que todas as partes devem assumir um compromisso de alto nível para que as leis e os regulamentos sejam aplicados.

Outro ponto importante, segundo a OIT, é que deve ser encorajado o diálogo social sobre segurança e saúde e a adoção de leis trabalhistas que garantam os direitos dos funcionários.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930