OIT diz que políticas sociais combatem trabalho infantil

Ouvir /

Relatório da organização afirma que prática ilegal atinge 215 milhões de crianças no mundo; documento cita sucesso do Bolsa Família no Brasil.

Foto: OIT

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O relatório da Organização Internacional do Trabalho, divulgado esta segunda-feira, afirma que as políticas de proteção social servem de principal ferramenta na luta contra o trabalho infantil.

Segundo a OIT, a prática ilegal afeta, atualmente, 215 milhões de crianças no mundo inteiro.

Brasil

O "Relatório Mundial sobre Trabalho Infantil" revisa várias pesquisas sobre como diferentes políticas sociais podem ajudar a combater o problema, incluindo programas de transferência de dinheiro, de saúde e de previdência social para os idosos.

A OIT dá como exemplo o Bolsa Família, do governo brasileiro, que fornece uma certa quantidade de dinheiro às famílias, por mês, para que elas mantenham as crianças na escola.

Segundo o relatório, o programa tem sido importante para reduzir o trabalho infantil em áreas urbanas e rurais. O documento menciona também outras políticas sociais de sucesso no Camboja, Guatemala, Botsuana, Malauí, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zimbábue.

Propostas

Segundo a diretora do Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil, Ipec, pela sigla em inglês, Constance Thomas, o documento deixa claro que o investimento em proteções sociais é crucial na luta contra o problema.

A OIT calcula que cerca de 75% da população global, mais de 5 bilhões de pessoas, não têm acesso a qualquer tipo de política desse tipo.

Situação

Um novo relatório sobre o trabalho infantil será divulgado pela OIT em setembro. Os últimos dados sobre o assunto estão no relatório Global de 2010.

Segundo a organização, dos 215 milhões de crianças envolvidas nesta prática, 115 milhões sofrem com a pior parte deste sistema. Elas realizam trabalho escravo, são oferecidas para prostituição ou usadas em outras atividades ilícitas.

Mais de 15 milhões fazem trabalho doméstico. Segundo os especialistas da OIT, 60% dos menores estão realizando algum tipo de serviço no setor de agricultura.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930