FAO quer medidas de biosegurança para responder à gripe aviária na China

Ouvir /

Novo vírus A (H7N9) é difícil de detectar em aves porque não manifesta quase nenhum sinal em animais; agência elogiou decisão chinesa de notificar doença e partilhar informações.

Gripe pode ser transmitida por aves ou suínos

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirmou que será preciso aplicar medidas de biosegurança para responder ao surto de gripe aviária na China.

Segundo a FAO, a nova variante do vírus A (H7N9) é difícil de detectar porque não manifesta quase nenhum sinal da doença em aves. No caso da forma A (H5N1), o vírus era identificado a tempo, o que levou à morte dos animais em larga escala.

Risco

Para a FAO, medidas de higiene e biosegurança podem ajudar a evitar a disseminação para outros animais. O veterinário-chefe da agência, Juan Lubroth, disse que o passo ajudaria ainda a reduzir o risco de transmissão em humanos.

As medidas teriam de ser implementadas por agricultores, empresas de transportes, trabalhadores de mercados e consumidores que lidam com as aves.

A agência da ONU elogiou a China pela rapidez na notificação do novo vírus da gripe A e por partilhar a informação com o público.

Autoridades de Saúde

Enquanto os cientistas analisam a nova variante, a FAO recomenda que todas as aves e animais que podem transmitir a doença estejam separados da convivência com seres humanos.  Qualquer caso de doença seja reportado às autoridades de saúde.

A agência alerta ainda que o simples lavar das mãos após o contato com o animal ajuda a remover o vírus. E que é preciso cozinhar e ferver a carne de aves antes do consumo.

De acordo com agências de notícias, após a morte de sete pessoas com a gripe A na China, o país decidiu fechar os mercados de aves de Xangai para o público.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930