No Dia da Terra, ONU renova alerta sobre impactos da mudança climática

Ouvir /

Para Secretário-Geral, data é chance de reafirmar responsabilidade coletiva em promover harmonia com natureza; FAO apoia concerto especial em Milão em homenagem ao planeta.

Imagem: Rede Dia da Terra

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.   

Para o Secretário-Geral da ONU, o Dia da Terra é uma "chance de reafirmar a responsabilidade coletiva em promover a harmonia com a natureza". A mensagem de Ban Ki-moon marca as celebrações deste 22 de abril.

Ban lembra que o planeta está sob ameaça da mudança climática, da exploração insustentável dos recursos naturais e de outros problemas criados pelo homem.

Consciência

Já o Secretário-Executivo do Pnuma, destaca que neste ano, o tema do Dia da Terra é "A Face da Mudança Climática". Achim Steiner considera "um exercício importante de conscientização pública". Ele lembra que as nações se comprometeram a firmar, até 2015, um acordo sobre a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

O Dia da Terra também renova o alerta sobre os impactos devastadores da mudança do clima, como secas prolongadas, cheias frequentes, ciclones e aumento do nível do mar.

Falhas

Um grupo de relatores independentes das Nações Unidas soltou um comunicado conjunto, onde afirmam que o mundo "continua falhando em proteger e conservar o meio ambiente".

Para os relatores, os impactos atingem vários direitos humanos básicos, como o direito à vida, à saúde e ao desenvolvimento.

Água

A relatora especial sobre o direito à água e saneamento, a portuguesa Catarina de Albuquerque, destaca que a exploração e a poluição dos rios "ameaçam as condições de vida de grupos vulneráveis", prejudicando o  acesso à água potável, o plantio de alimentos e a pesca.

Já o relator sobre a Promoção de uma Ordem Internacional Igualitária e Democrática, Alfred de Zaya, a poluição do planeta Terra e o desperdício de recursos violam "o direito das gerações futuras e minam a participação democrática e a partilha justa dos bens do planeta."

Concerto

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está apoiando o concerto em homenagem ao Dia da Terra, nesta segunda-feira.

Participam do show em Milão, na Itália, o embaixador da Boa Vontade da FAO, o músico Khaled, da Argélia, e a cantora italiana Fiorella Mannoia.

 

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031