Especialista da ONU vai avaliar impacto de austeridade fiscal na Grécia

Ouvir /

Visita de cinco dias de Cephas Lumina começa na segunda-feira, 22; relator quer saber como direitos humanos estão sendo afetados por reformas econômicas propostas pela União Europeia e pelo FMI.

Foto: Banco Mundial

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

Os efeitos das medidas de austeridade fiscal na Grécia sobre os habitantes do país serão avaliados por um relator independente das Nações Unidas.

A partir da próxima segunda-feira, Cephas Lumina, especialista em direitos humanos, irá visitar a Grécia para conferir o impacto da resposta do governo à crise econômica do país.

Xenofobia

Após a Grécia ter pedido ajuda da União Europeia e de outros órgãos como o Fundo Monetário Internacional, FMI, houve redução de serviços essenciais como moradia, saúde e educação. Além disso, aumentaram os índices de  desemprego, da pobreza e de casos de xenofobia.

Lumina lembrou que a crise econômica está afetando também os jovens gregos. Os pacotes de resgate levaram a vários protestos de rua no país por causa das reformas e privatizações de empresas gregas.

O relator da ONU deve se reunir com integrantes do governo e da sociedade civil para propor formas de aumentar o papel do Estado nas garantias dos direitos humanos, econômicos e sociais.

O resultado da visita de Cephas Lumina à Grécia fará parte de um relatório que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos no próximo ano.

*Com informações do Unric, Bruxelas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930