Entidades humanitárias falam de "perda de esperança" para a Síria

Ouvir /

Conselho de Segurança realizou sessão especial para abordar o país nesta quinta-feira; refugiados nas nações vizinhas chegam a 1,3 milhão.

Valerie Amos

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O número de sírios em busca de refúgio nos países vizinhos atingiu 1,3 milhão, disse a subsecretária-geral da ONU para Assistência Humanitária.

Falando no Conselho de Segurança, nesta quinta-feira, Valerie Amos declarou "que se está a perder a esperança", ao lançar um apelo "em nome do povo sírio e dos que procuram ajudar."

Necessidades

No pronunciamento, Amos disse que já foi recebida cerca de metade dos 1,5 mil milhões solicitados no início do ano com vista a responder às necessidades humanitárias da Síria, até junho. O valor inclui os US$ 275 milhões atribuídos, nesta quinta-feira, pelo Kuwait.

Falando através de videoconferência, de Genebra, o alto comissário para os Refugiados, António Guterres, declarou que a situação é insustentável. Ele  alertou que mais de metade de todos os sírios devem precisar de apoio até ao fim do ano.

Jordânia e ao Líbano

Guterres destacou a necessidade real de conceder apoios, particularmente à Jordânia e ao Líbano, que "acolhem cerca de um terço da população de refugiados cada um". Para ele, existe um risco de deslocação de mais sírios a outros países.

No encontro também discursou a representante especial para a Violência Sexual em Conflitos, que falou do envolvimento de forças da oposição e do governo no estupro e sequestro de mulheres e crianças.

Suspensão de Combates

Já a representante especial para as Crianças e Conflitos Armados, Leila Zerrougui, pediu a suspensão dos combates com vista a proteger as crianças da Síria.

De acordo com a ONU, o conflito sírio aumentou o número de necessitados para 6,8 milhões, dentre os quais 4,2 milhões deslocados internos.

Nesta sexta-feira, o representante especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi dará um informe da situação síria no Conselho.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031