Em 1ª. reunião com papa Francisco, Ban discute combate à pobreza

Ouvir /

Secretário-Geral disse que pontífice representa "a voz dos que não têm voz"; ainda nesta terça-feira, Ban se reúne com o presidente da Itália Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro Mario Monti além de outras autoridades do país.

Foto: ONU/Rick Bajornas

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU realizou sua primeira visita ao papa Francisco, no Vaticano, nesta terça-feira.

Ban, que está terminando uma viagem a cinco países da Europa, disse que o papa é um defensor dos pobres.

Justiça Social

Ele classificou de privilégio o fato de se reunir com Francisco quando a ONU está marcando os mil dias de ações antes do encerramento do prazo para as Metas do Milênio em 2015.

Ban Ki-moon disse que debateu com o papa a necessidade de avançar com a justiça social e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Diálogo Ecumênico

O chefe da ONU destacou o trabalho do papa em promover o diálogo ecumênico, e disse que o encontro de diferentes culturas, povos e religiões é uma das prioridades das Nações Unidas através do trabalho com a Aliança das Civilizações.

Para o Secretário-Geral, o papa Francisco dá "voz aos sem voz" e tem um compromisso determinado na luta contra a pobreza. Ele informou ter convidado o pontífice para uma visita às Nações Unidas.

Ainda durante a entrevista a jornalistas, Ban voltou a falar sobre a situação da tensão na Coreia do Norte e pediu aos países da região que exerçam influência sobre o governo norte-coreano. Ele contou que telefonou para o chanceler da China no fim de semana, e que deve debater o tema com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, numa visita à Casa Branca, nesta quinta-feira.

Durante sua viagem à Itália, Ban se reúne também com o presidente do país, Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro Mario Monti além de outras autoridades.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031