Diretora da Campanha do Milênio da ONU chega ao Brasil

Ouvir /

Nesta terça-feira, Corinne Woods encontra-se com jovens da comunidade do Borel, na zona norte do Rio de Janeiro; grupos da sociedade civil respondem pesquisa sobre prioridades para o desenvolvimento.

Corinne Woods

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora da Campanha do Milênio das Nações Unidas chega ao Brasil nesta terça-feira em visita oficial, onde irá ouvir grupos da sociedade civil, incluindo jovens, moradores de favelas e povos indígenas.

Corinne Woods fica no país até dia 5 e também terá encontros com representantes do governo sobre a criação da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Reta Final

A consulta que a ONU faz no Brasil começou em janeiro, como explicou à Rádio ONU, de Brasília, o coordenador da campanha no país, Flávio Lopes Ribeiro.

"A Corinne vem para a reta final, para fechar com chave de ouro essas consultas que estamos fazendo no Brasil já desde janeiro deste ano. Já temos mais de 3,5 mil questionários respondidos de diversos setores da sociedade. Empresas, comunidades quilombolas, afrodescendentes, comunidades indígenas. A gente ia nos lugares, como fomos nas cinco regiões do Brasil, para escutar diretamente deles quais são as prioridades, necessidades e possíveis soluções para que todos possam ter uma melhor qualidade de vida no pós-2015."

Adolescentes

Segundo Ribeiro, na tarde desta terça, Corinne Woods visitará a comunidade do Borel, na zona norte do Rio de Janeiro. Na quinta, ela segue para Brasília para uma audiência pública com adolescentes na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

No último dia da visita, na sexta, a representante da ONU irá conversar com indígenas de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A Campanha do Milênio irá elaborar a agenda do desenvolvimento sustentável no mundo após 2015, quando termina o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo Flávio Lopes Ribeiro, ainda é cedo para saber os resultados preliminares da pesquisa, mas ele aponta qual área tem sido muito destacada por quem responde os questionários.

Escola

"A educação precisa melhorar. Hoje em dia temos mais de 96% das pessoas já incluídas na escola, mas precisaria melhorar a qualidade desse ensino. Muitas pessoas falam e dão detalhes para a gente de como realmente melhorar o currículo escolar, a qualidade do ensino, a infraestrutura da escola."

O resultado final da pesquisa no Brasil deverá ser divulgado em maio. Um painel de alto nível das Nações Unidas irá preparar um relatório para o Secretário-Geral Ban Ki-moon, com propostas para a agenda pós-2015.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930