Dia Internacional do Jazz celebra mistura de povos e culturas

Ouvir /

Unesco lembra que ritmo nasceu nos Estados Unidos, mas está presente em todas as sociedades e é apreciado no mundo todo; Istambul é a cidade sede das comemorações deste ano.

Ritmo que “une pessoas”

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Este 30 de abril é o Dia Internacional do Jazz, criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A cidade de Istambul, na Turquia, foi escolhida como sede das celebrações neste ano.

A diretora-geral da agência da ONU lembra que o jazz tem origem na mistura de povos e culturas da África, da Europa e do Caribe. Em mensagem, Irina Bokova cita que o ritmo musical nasceu nos Estados Unidos, mas é encontrado hoje em todas as sociedades e apreciado no mundo todo.

Luta por Dignidade

Para Bokova, é exatamente essa diversidade que faz do jazz "uma força poderosa para o diálogo e o entendimento". A chefe da Unesco destaca que o estilo musical serviu de "trilha sonora para as lutas por dignidade e direitos civis" e continua "sendo uma força para a transformação social, por contar uma história de liberdade".

Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, a cantora e compositora de jazz portuguesa Sara Serpa disse concordar com a afirmação.

"Há um amor pelo jazz, toda a gente conhece os músicos de jazz mais tradicionais e está atenta e também pelo fato de a música, e o jazz nesse caso, funcionar mesmo como um fator de união e colaboração entre pessoas de todos os lugares do mundo. E também promove criatividade, expressão individual e obriga as pessoas a parar, a escutar, participar, colaborar e criar."

Grande Show

O grande show do Dia Internacional do Jazz, em Istambul, terá a participação do pianista Herbie Hancock, embaixador da Unesco para a data. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Unesco, a partir das 9 da noite, pelo horário da Turquia.

Segundo Irina Bokova, também vão acontecer aulas, concertos, oficinas e debates sobre o jazz em várias outras cidades, como Beirute, Pequim, Dacar e Rio de Janeiro.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930