Criatividade é celebrada no Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Ouvir /

Nações Unidas homenageiam nesta sexta-feira o talento de criadores e inovadores; segundo agência, China lidera o mercado de patentes.

Objetos em 3-D. Foto: Ompi/Emmanuel Berrod

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O talento e a habilidade de criadores e inovadores estão sendo celebrados neste 26 de abril, Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A agência da ONU responsável pelo setor, Ompi, escolheu a "Criatividade – a Próxima Geração" como o tema das comemorações deste ano.

De Genebra, o pesquisador de estatísticas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, explicou à Rádio ONU que a ideia é ressaltar o trabalho de autores e inventores das áreas tecnológica e artística.

Júlio Raffo destaca que as criações podem ser protegidas por patentes, desenho industrial ou direitos do autor. Segundo o especialista da Ompi, a China lidera a área, mas o Brasil também merece destaque.

Música e Dança

"Em indicadores mais tradicionais, por exemplo, patentes, marcas e desenho industrial, é a China o país que em termos absolutos mais contribui hoje com esses mecanismos de propriedade intelectual. E também é o país que mais tem crescido (no setor), um crescimento realmente muito interessante nos últimos anos. O Brasil também é um país que tem crescido muito, mas os valores absolutos são menores. Tem algumas coisas em criatividade que são muito difíceis (de conhecer), é muito difícil saber o país que faz mais música ou que cria mais danças."

Na mensagem sobre o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o diretor-geral da Ompi destacou que a "criatividade humana é responsável pela promoção da qualidade de vida na medicina, nos transportes, na comunicação e no entretenimento".

Segundo Francis Gurry, "os jovens têm a capacidade de sonhar e são o futuro". A agência está promovendo em sua sede uma exposição com objetos 3-D.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031