Brasil doa mais de 11 mil toneladas de arroz para Unrwa

Ouvir /

Agência da ONU afirma que o total representa toda a quantidade do cereal necessária para este ano; arroz foi doado pelo estado do Rio Grande do Sul e será distribuído para palestinos em Gaza, Cisjordânia, Líbano e Síria.

Tarso Genro e Filippo Grandi em Jerusalém. Foto: Unrwa

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O estado do Rio Grande do Sul está doando mais de 11,5 mil toneladas de arroz para a Agência da ONU de Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa. O anúncio foi feito neste domingo pelo governador Tarso Genro, em um campo de refugiados em Jerusalém.

Segundo a Unrwa, a doação representa toda a quantidade de arroz necessária para este ano e será distribuída a palestinos nos territórios ocupados na Cisjordânia e em Gaza, e também na Jordânia, no Líbano e na Síria.

PMA

O diretor-executivo da agência, Filippo Grandi, agradeceu o povo brasileiro e os gaúchos e destacou que "o Brasil é cada vez mais um dos grandes patrocinadores da Unrwa".

Grandi também notou que a doação pôde ser feita com a ajuda do Programa Mundial de Alimentos. Pela lei brasileira, o país só pode doar comida para a ONU por meio do PMA.

Armazém

Durante a visita a Jerusalém, o governador Tarso Genro disse ter sido importante ver as condições enfrentadas pelos palestinos que vivem "em uma cidade dividida e sob ocupação".

Ele disse que estava levando apoio financeiro e político, com a esperança de que aquela população "esquecida de refugiados" encontre justiça.

Genro também anunciou que trabalha em conjunto com o governo federal para abrir um depósito da ONU na cidade de Pelotas, perto das plantações de arroz, para facilitar entregas futuras do cereal.

Segundo a Unrwa, no ano passado, o Brasil doou à agência mais de US$ 7 milhões, sendo o maior contribuidor entre os países do Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031