Ban: discurso da Coreia do Norte gera atenção negativa

Ouvir /

ONU preocupada com retórica norte-coreana; Secretário-Geral pediu as partes envolvidas nas negociações que atuem para acalmar a situação.

Ban Ki-moon

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Secretário-Geral das Nações Unidas, reafirmou a sua preocupação com a retórica da Coreia do Norte, tendo advertido que esta "só poderá aumentar a atenção negativa para a Península Coreana."

Falando, esta quinta-feira, durante visita a Mônaco, Ban Ki-Moon disse que está "profundamente preocupado" com mudanças verificadas na  movimentação dentro da área do Complexo Industrial de Kaesong. Trata-se do único empreendimento que funciona como zona de desenvolvimento econômico e de cooperação onde operam empresas sul e norte-coreanas.

Costa Leste

Agências de notícias citam autoridades de Seul dizendo que Pyongyang teria deslocado um míssil para a costa leste. De acordo com as informações da mídia, o país teria dito que não havia clareza em relação às intenções norte-coreanas.

Antes, Pyongyang teria feito alusão a um possível ataque nuclear contra a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Seis Partes

No seu pronunciamento, Ban disse que as partes envolvidas na questão da Península Coreana podem desempenhar um papel importante para acalmar a situação, numa fase inicial.

Um apelo nesse sentido foi lançado especialmente ao governo chinês como integrante das seis partes que buscam uma solução pacífica para as divergências entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.  A Rússia, os Estados Unidos e o Japão também compõem o grupo.

Resoluções

Ban pediu à Coreia do Norte que cumpra, integralmente, as resoluções do Conselho de Segurança, tendo lembrado que o órgão aprovou três sanções contra o país, que incluem a não realização de testes de armas nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance.

O chefe da ONU pediu, igualmente, que Pyongyang implemente "completa e sinceramente" as resoluções,  e que aplique integralmente os acordos de salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica.

* Apresentação Edgard Júnior

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031