Tubarões do Mares Mediterrâneo e Negro sob risco de extinção

Ouvir /

Alerta foi feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, nesta quinta-feira; queda pode ser de até 97% em número.

Foto: www.futurity.org

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas lançaram um alerta sobre o risco de extinção de tubarões no Mar Mediterrâneo e no Mar Morto.

Em comunicado, emitido nesta quinta-feira, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, informou que os ecossistemas marinhos podem ter "implicações sérias" com a queda acentuada de tubarões, nos últimos dois séculos.

Espécies

A redução dos grandes peixes pode ainda afetar toda a cadeia alimentícia da região, segundo o estudo realizado pela Comissão de Pescas Gerais do Mediterrâneo, que é um dos órgãos regionais da FAO no setor de pesca.

No Mar Negro, a captura da principal espécie de tubarão caiu em cerca de metade de todas as pescas no início da década de 90. A redução seria de até 97% em número.

O estudo revela ainda que os tubarões e as arraias "são as categorias mais ameaçadas dos peixes marinhos no Mediterrâneo e no Mar Negro, onde são encontradas 85% dessas espécies.

Baixa Fecundidade

Em 2007, uma outra pesquisa concluiu que 42% das 71 espécies avaliadas no Mediterrâneo estavam sob ameaça. Os peixes cartilaginosos são conhecidos também pelas baixas taxas de fecundidade, amadurecimento tardio e crescimento lento, o que os tornam mais vulneráveis que os peixes com espinhas.

A sobrepesca também está tendo um impacto negativo sobre as populações de tubarões. Ainda que eles e as arraias não tenham sido alvos deliberados nos Mares Mediterrâneo e Negro, as duas espécies são capturadas por acidente.

Um outro perigo para os grandes peixes são os incômodos causados ao habitat deles como navios comerciais, construções subaquáticas, mineração e contaminação eletromagnética e por químicos.

A Comissão recomendou aos países banhados pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Negro que invistam em pesquisas científicas para identificar áreas de criadouros e proteção de arraias e tubarões juvenis.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031