Sueco irá liderar investigações sobre uso de armas químicas na Síria

Ouvir /

Professor Ǻke Sellström foi apontado pelo Secretário-Geral da ONU para chefiar missão que irá avaliar alegações; ele é um cientista com experiência em desarmamento e segurança internacional.

Ǻke Sellström. Foto: Centro CBRNE

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apontou nesta terça o chefe da Missão de Investigação sobre Alegações do uso de Armas Químicas na Síria.

O professor Ǻke Sellström, da Suécia, irá liderar a equipe das Nações Unidas que investigará os relatos de uso desse tipo de arma de destruição em massa durante os conflitos no país.

Cientista

Sellström é gerente de projetos em um instituto de pesquisas sueco, onde trabalha com incidentes relacionados a substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

Considerado um renomado cientista, com experiência em desarmamento e segurança internacional, ele já lecionou em universidades nos Estados Unidos. Ǻke Sellström foi também diretor do Instituto Sueco de Pesquisa em Defesa e Segurança.

O recém-nomeado chefe da missão já colaborou com as Nações Unidas anteriormente, sendo inclusive conselheiro da comissão para o desarmamento no Iraque.

Pedidos de Investigação

A investigação que será feita na Síria foi anunciada por Ban Ki-moon na quinta-feira, após ter recebido um pedido oficial do governo do país. A França e a Grã-Bretanha também pediram a investigação de incidentes que teriam sido causados por armas químicas.

A previsão é que a nova missão seja enviada ao país rapidamente. O conflito na Síria já matou 70 mil pessoas e deixou mais de 3 milhões deslocadas. Os confrontos entre a oposição e o governo do presidente Bashar al-Assad já duram dois anos.

Em mensagem enviada à Liga Árabe, o Secretário-Geral ressaltou a necessidade urgente de se alcançar uma solução política "enquanto houver tempo de prevenir a destruição da Síria".

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031