No segundo aniversário do conflito sírio, ONU pede solução política

Ouvir /

Secretário-Geral da ONU quer o fim da violência e a transição para um país onde direitos sejam respeitados; conflito já matou mais de 70 mil pessoas em dois anos.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

 

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a comunidade internacional precisa agir com urgência para alcançar uma solução política na Síria e evitar a destruição total do país.

A declaração de Ban foi feita para marcar os dois anos do conflito que já deixou mais de 70 mil mortos, 3 milhões de deslocados dentro da Síria e um milhão de refugiados nos países vizinhos.

Ele pediu aos países e, em particular, ao Conselho de Segurança, que se unam e mostrem total apoio aos esforços do enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi.

Protestos

O chefe da ONU lembrou que em março de 2011, os sírios realizaram protestos pacíficos pelos seus direitos e liberdades universais. O apelo, segundo Ban, foi repelido com força brutal pelo governo.

O Secretário-Geral afirmou que o mundo assiste hoje, com horror, às consequências desse confronto. Ele cita o uso contínuo indiscriminado de ataques aéreos, mísseis, artilharia e bombas em áreas de população civil.

Justiça

Ban disse que o país enfrenta uma crise humanitária. Cidades e vilarejos, alguns de valor histórico, foram destruídos. O Secretário-Geral declarou que tudo isso é resultado da opção pelas armas em vez de um diálogo político e uma mudança genuína.

Ele disse ainda que estão ocorrendo graves violações dos direitos humanos e que os responsáveis por estes atos devem ser levados à justiça.

Objetivo

Ban afirmou que os objetivos são claros: fim da violência, superar as diferenças do passado e levar o país a uma transição onde os direitos sejam protegidos. Outro fator importante para ele são as aspirações legítimas do povo, como liberdade, dignidade e justiça.

O chefe da ONU afirmou que quanto mais rápido a solução militar for abandonada, melhor será para todos. Segundo ele, não há necessidade de mais mortes ou fuga na Síria.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031