Drogas ilícitas e crime bloqueiam a democracia, diz chefe do Unodc

Ouvir /

Yuri Fedotov falou durante a abertura da sessão da Comissão de Narcóticos, em Viena; drogas psicoativas matam mais de 500 pessoas, todos os dias, incluindo crianças.

Yury Fedotov

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Começou nesta segunda-feira a 56ª sessão da Comissão de Narcóticos, em Viena, na Áustria. Participam do encontro mais de mil representantes de governos e da sociedade civil.

Até sexta-feira, estão sendo discutidas questões relacionadas à cooperação internacional sobre o combate às drogas e também preocupações ligadas à saúde pública, como a ameaça de novas substâncias psicoativas.

Ameaças

Para o diretor-executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, a sessão "tem o papel de definir o sistema internacional do controle de drogas do século 21".

Falando na abertura do encontro, Yuri Fedotov ressaltou que "as drogas ilícitas e o crime são uma barreira ao Estado de direito e à democracia" e "representam uma ameaça clara à estabilidade e à segurança de regiões e ao desenvolvimento econômico e social".

Mortes

Fedotov notou que nas últimas décadas houve um declínio na produção e no consumo de cocaína e que a maior parte da produção de ópio está localizada no Afeganistão.

Mas o chefe do Unodc destacou que, por outro lado, aumentou o uso de drogas sintéticas e de novas substâncias psicoativas. Todos os dias, mais de 500 pessoas, incluindo crianças, morrem por conta das drogas.

Yuri Fedotov também pediu mais "soluções verdadeiras" para reduzir as consequências sociais e de saúde geradas pelo abuso de substâncias. Ele afirmou que o Unodc está trabalhando para atingir resultados nas áreas de prevenção, tratamento, reabilitação e integração social.

Agenda

A Comissão de Narcóticos é o organismo central das Nações Unidas que lida com substâncias ilícitas e fornece aos países-membros a oportunidade de trocar informações sobre o tema e desenvolver uma resposta coordenada ao combate às drogas.

Na sessão deste ano, haverá o lançamento de novos padrões sobre prevenção ao uso de drogas; um debate sobre o controle do contrabando de dinheiro e uma discussão sobre o rastreamento de substâncias químicas.

 

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031