Debate na Assembleia Geral destaca a importância da Cplp

Ouvir /

Resolução aprovada nesta terça-feira elogia a adoção da estratégia de segurança alimentar adotada pelos países do bloco, incluindo o Brasil.

Assembleia Geral

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.* 

As Nações Unidas realçaram a importância do fortalecimento da cooperação entre a organização e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp.

Em uma sessão na Assembleia Geral nesta terça-feira, em Nova York, foi aprovada, sem votação, uma resolução que saúda a adoção da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional pelo bloco de oito países, que inclui o Brasil.

Moçambique

Falando à Rádio ONU logo após a adoção do documento, o embaixador de Moçambique junto às Nações Unidas, António Gumende, ressaltou que a medida reconhece os esforços da Cplp.

"Significa o endosso da estratégia dos nossos países, em particular para a área da segurança nutricional e alimentar, que tem sido uma das estratégias da Cplp nos últimos dois anos. Na conferência de Maputo, foi promulgada uma declaração específica sobre este tema. O bloco, através deste programa, procura de certa forma complementar e acrescentar valor aos esforços que as Nações Unidas têm vindo a desenvolver particularmente no combate à fome, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Guiné-Bissau

Moçambique está assumindo a presidência rotativa da Cplp. O embaixador Gumende mencionou ainda a importância da cooperação em vários campos para que a fome seja erradicada em todos os países do bloco, que tem 240 milhões de falantes da língua portuguesa.

A resolução da Assembleia Geral realça também os esforços da ONU para  resolver a crise da Guiné-Bissau, após o impasse político ocorrido na sequência do golpe de Estado de 12 de abril do ano passado.

Durante o debate, a Cplp saudou a nomeação do antigo presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, como representante especial do Secretário-Geral no país de língua portuguesa.

A Cplp também elogiou a cooperação com a ONU nas áreas da saúde, educação, agricultura, administração pública e tecnologia.

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031