Crise em Portugal torna promoção do idioma "tarefa de todos", diz deputada

Ouvir /

Maria João Ávila contou à Rádio ONU que as demais nações que falam o português precisam se engajar ainda mais no ensino do idioma no mundo; renovação da parceria da Cplp com Assembleia Geral foi aprovada nesta terça-feira.

Sede da Cplp, em Lisboa

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, renovaram sua parceria na área de segurança alimentar. A cooperação é realizada pela agência da ONU que cuida do tema, FAO, com as nações que falam o português.

A resolução foi adotada pela Asembleia Geral, na terça-feira, após ser apresentada pelo embaixador de Moçambique, António Gumende.

Membros

Moçambique está ocupando a presidência rotativa da Cplp. A concertação político-diplomática é o primeiro pilar do bloco lusófono, que também tem como o objetivo a promoção da língua portuguesa no mundo.

Numa entrevista à Rádio ONU, antes da reunião, a deputada da Assembleia da República de Portugal, Maria João Ávila, afirmou que com a crise econômica que os portugueses atravessam, a promoção do idioma, mais do que nunca, deverá ser feita por todos os membros do bloco.

"Portugal está a atravessar uma crise financeira tremenda e para ajustar o desequilíbrio que tem havido ao longo de muitos anos, que foi o excesso dado para a Europa, para equilibrar as comunidades para que haja um tratamento de igualdade, não é feito de um dia para o outro, quando nós temos Portugal a passar por uma catástrofe financeira que é do conhecimento de toda a gente."

Momento Ideal

Segundo a deputada Maria João Ávila, a crise também deve gerar oportunidades para os países da Cplp.

"Portugal não pode continuar, especialmente devido à fase, ao sacrifício que  que todos atravessamos agora em Portugal, e seria um momento ideal para que todos os países colaborassem neste esforço da promoção da língua portuguesa, espalhada pelo mundo, porque todos ganharíamos com isso."

A deputada Maria João Ávila, que se dedica às diásporas lusófonas nos Estados Unidos e no Brasil, além de outros países, falou à Rádio ONU durante as comemorações dos 25 anos da Rádio Voz do Emigrante, na cidade de Providence,  nos Estados Unidos.

Compareceram ainda à cerimônia, no última dia 16, a embaixadora de Cabo Verde nos Estados Unidos, Fátima Veiga, e o cantor e compositor português, José Cid.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031