Conselho de Segurança impõe sanções financeiras à Coreia do Norte

Ouvir /

Resolução foi adotada, por unanimidade, nesta quinta-feira; medida é resposta ao teste nuclear feito pelo país em 12 de fevereiro.

Susan Rice

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Conselho de Segurança da ONU adotou, por unanimidade, uma resolução contra a Coreia do Norte.

A medida, aprovada nesta quinta-feira, reforça e amplia o regime de sanções já existentes. A decisão do Conselho é em resposta ao teste nuclear conduzido pelo país em 12 de fevereiro.

Bloqueios

Para a Missão dos Estados Unidos na ONU, a resolução mostra que a comunidade internacional está unida contra os programas nucleares norte-coreanos.

Em Nova York,  embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, explicou que a resolução 2094 "impõe duras sanções econômicas", prevendo o congelamento de serviços financeiros que possam contribuir com as atividades nucleares do país.

Segundo Rice, a partir de agora, "quando a Coreia do Norte tentar movimentar dinheiro para pagar seus programas nucleares e balísticos, os países devem bloquear essas transações", incluindo o que ela chamou de  "malas cheias de dinheiro vivo."

Inspeção

O objetivo do Conselho de Segurança é impedir que a Coreia do Norte tenha meios financeiros de desenvolver mais programas nucleares. Além de condenar o enriquecimento de urânio, o órgão pede que o país abandone todas as armas de destruição em massa.

Os países-membros da ONU também têm maior autoridade para inspecionar cargas suspeitas e negar acesso a navios ou aeronaves que possam carregar itens proibidos.

A resolução também especifica que artigos de luxo proibidos estão banidos de serem enviados à Coreia do Norte, incluindo alguns tipos de joias e pedras preciosas, iates, carros de luxo e de corrida.

Ban Ki-moon

A adoção do documento foi elogiada pelo Secretário-Geral da ONU. Em nota, Ban Ki-moon afirmou que  o Conselho de Segurança enviou à Coreia do Norte a "mensagem clara de que a comunidade internacional não irá tolerar sua busca por armas nucleares e atos relacionados".

Ban pediu a Coreia do Norte e a todos os países-membros da ONU que respeitem a resolução e demonstrou estar bastante preocupado com as tensões na Península Coreana.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031