Ban quer garantia da segurança para os funcionários da ONU

Ouvir /

Secretário-Geral ressaltou que a vulnerabilidade dos profissionais está aumentando; 43 pessoas que trabalham para a organização estão presas.

Funcionário do Pnud abraça colega após ser sair do cativeiro. Foto: Noeman Al Sayyad

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Secretário-Geral Ban Ki-moon apelou aos países que garantam a proteção de milhares de funcionários das Nações Unidas que arriscam suas vidas ao redor do mundo.

Segundo Ban, os profissionais da organização "estão cada vez mais vulneráveis" ao realizar seu trabalho. A mensagem foi para marcar o Dia da Solidariedade com Funcionários Detidos ou Desaparecidos.

Cortes no Orçamento

A presidente do Sindicato dos Funcionários da ONU ressalta que os países que fazem parte da organização devem levar o tema em conta ao discutir cortes de orçamento.

Falando à Rádio ONU, em Nova York, Bárbara Távora-Jainchill disse que no momento, 43 funcionários estão presos por autoridades nacionais ou grupos armados.

“Quando os Estados-Membros estiverem discutindo o orçamento da ONU este ano, eu gostaria muito de pedir para que eles tivessem consideração com o fato de que essas pessoas que estão presas, em todos os lugares do mundo, elas são nacionais desses próprios Estados-Membros. Nós funcionários da ONU vamos servir o mundo em qualquer lugar, a qualquer hora; fazer qualquer tipo de serviço que nós podemos, para poder melhorar a vida das pessoas. E não é pedir muito que nós sejamos capazes de voltar para casa, sãos e salvos para as nossas famílias."

Memória

Segundo relatórios preliminares, só no ano passado, pelo menos 200 funcionários foram detidos por autoridades nacionais e 30 por grupos não-governamentais. Desse total, 15 desaparecimentos tiveram motivação política. Todos foram soltos em segurança.

O Dia Internacional comemora o aniversário do desaparecimentro de Alec Collet, que trabalhava para a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa. Ele sumiu em 1985, no Líbano e seu corpo foi finalmente encontrado em 2009.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031