Ban confia em acordo para novo Tratado de Comércio de Armas

Ouvir /

Secretário-Geral espera que os 193 Estados-membros superem as diferenças e cheguem a um consenso; conferência para discutir o assunto começa esta segunda-feira em Nova York.

Foto: ONU/S. Waak

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, confia num acordo para o novo Tratado de Comércio de Armas, que será discutido, a partir desta segunda-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Ban reiterou seu apoio à iniciativa e espera que os representantes dos 193 Estados-membros da organização superem suas diferenças e cheguem a um consenso.

Conferência

A Conferência da ONU sobre o Tratado de Comércio de Armas vai dar continuidade as negociações para um acordo, que está sendo visto como a medida mais importante relativa à regulação da venda de armas convencionais no âmbito das Nações Unidas.

Ban declarou que é responsabilidade de todos por um fim às normas inadequadas do comércio desse tipo de armamento, que inclui desde revólveres de pequeno porte até tanques de guerra.

Desalojados

O chefe da ONU afirmou que a adoção do tratado é o único caminho para que se tenha mais responsabilidade, abertura e transparência no comércio de armas.

Até o fim de 2010, aproximadamente 27,5 milhões de pessoas foram deslocadas internamente por causa de conflitos em seus territórios. Segundo as Nações Unidas, milhões de outros buscaram refúgios em países vizinhos.

Em muitos desses casos, a violência armada que causou o êxodo dessas pessoas foi impulsionada pela ampla disponibilidade e mau uso dos armamentos.

Alívio

Ban disse que um tratado robusto vai ajudar a aliviar os problemas de milhões de pessoas afetadas por conflitos.

Ao mesmo temo, o Secretário-Geral afirmou que o novo documento ajudará a ONU a levar adiante seu mandato para promover a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos no mundo inteiro.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031