Agências da ONU querem unir políticas de turismo e transporte aéreo

Ouvir /

Icao e OMT firmaram compromisso para aumentar cooperação em áreas prioritárias, como facilitação de vistos, taxas e regras da aviação; partidas de voos devem dobrar até 2030.

Agências devem coordenar fluxo de passageiros

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Organização Internacional da Aviação Civil, Icao e a Organização Mundial do Turismo, OMT, assinaram nesta segunda-feira um documento em que se comprometem a trabalhar em conjunto em assuntos que são prioridade para as duas agências.

O acordo destaca as áreas onde a colaboração deve melhorar: facilitação de vistos, taxas, modernização da regulamentação da aviação, desenvolvimento de regras para viajantes e proteção de empresas.

Desenvolvimento

A cooperação conjunta inclui ainda administração do fluxo de passageiros nos aeroportos, capacidade de voos para os países menos desenvolvidos e redução dos impactos ambientais.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, disse que "políticas separadas sobre transporte aéreo e turismo" muitas vezes dificultam o desenvolvimento dos setores.

Para Rifai, o acordo representa um momento "definitivo" e coloca a aviação e o turismo num caminho comum, com benefícios mútuos. Dados da OMT confirmam que no ano passado, 1 bilhão de pessoas viajaram para outros países e mais da metade chegou ao destino de avião.

Mais Voos

Já a Icao calcula que o total de partidas áereas deva dobrar até 2030, alcançando a marca de 60 milhões de voos. As duas agências defendem que o trabalho em conjunto pode ampliar o desenvolvimento econômico do transporte aéreo e do turismo no futuro.

A OMT e a Icao lembram que os dois setores contribuem para o aumento de empregos, a venda de combustíveis e desenvolvimento social. A meta das duas agências agora é trabalhar em conjunto para eliminar obstáculos e garantir que o turismo e a aviação contribuam para o desenvolvimento sustentável.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031