Acnur: crise na Síria já causou 1 milhão de refugiados

Ouvir /

Marca foi atingida nesta quarta-feira; alto comissário da ONU contou que 7 mil sírios cruzam fronteiras com países vizinhos todos os dias.

Família síria refugiada no Líbano. Foto: Acnur/E.Byun

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A violência política na Síria levou 1 milhão de pessoas a pedirem refúgio fora do país. A informação foi dada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.

A marca de 1 milhão foi registrada, nesta quarta-feira, quase dois anos após o início dos confrontos entre tropas do governo sírio e opositores do presidente Bashar al-Assad.

Nações Vizinhas

De acordo com o alto comissário da ONU, António Guterres, até dezembro havia 500 mil refugiados sírios. O número dobrou em menos de três meses. Guterres contou que, a cada dia, 7 mil sírios deixam o país em direção às nações vizinhas: Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano.

Em entrevista à Rádio ONU, do vilarejo libanês do Vale do Becá, o agricultor Salah Saad falou sobre a situação dos sírios nas comunidades locais.

Inverno

"Estão aumentando bastante os refugiados chegando aqui. Não têm como viver e nem como dormir. Muitas coisas subiram de preço como o arroz, o feijão, a carne, a verdura quase tudo. No inverno, usamos o diesel, que também aumentou bastante. Não sei o que vai acontecer com a gente. Para nós, a vida já está muito difícil e com eles como será? Todos estão conosco e não sei o que vai acontecer."

Crianças e Mulheres

De acordo com o Acnur, 75% dos refugiados sírios são mulheres e crianças. Eles chegam aos países traumatizados, sem dinheiro e após terem perdido membros das suas famílias.

Ao comentar a situação, Guterres pediu aos responsáveis políticos para interromperem a tragédia.

Além dos países vizinhos, os sírios estão fugindo para o Egito, para a Europa e nações do norte da África. Guterres disse que a presença dos refugiados está levando a um aumento das contas de luz, água, saúde e educação na Jordânia. Já na Turquia, foram precisos o equivalente a mais de R$ 1,2 milhão para a construção de acampamentos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930