Unesco: cooperação pela água é mais frequente do que confrontos

Ouvir /

Agência cita acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai sobre a conservação do Aquífero Guarani; Ano Internacional da Cooperação pela Água é lançado oficialmente nesta segunda-feira.

Rio Tapajós, Brasil

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está fazendo um alerta sobre a importância de acordos para o manejo da água. A agência destaca que 145 países no mundo compartilham pelo menos uma bacia de rio com outro país.

Segundo a Unesco, apesar da crença contrária, a cooperação é bem mais frequente do que os confrontos pelo recurso natural. Nesta segunda-feira, a sede da agência, em Paris, inaugura oficialmente o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Brasil

A Unesco cita como caso de sucesso um acordo feito entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai pela conservação e proteção ambiental do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo.

O evento de lançamento do Ano Internacional da Cooperação pela Água busca aumentar a conscientização sobre o tema. A Unesco explica que o controle por rios está relacionado ao desenvolvimento econômico e sustentável, mudanças do clima e segurança alimentar.

Controle

A cerimônia será aberta pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, com a participação de representantes de governos, de ONGs e de cientistas. Segundo a agência, serão discutidos os mecanismos para a cooperação pela água e acordos regionais e nacionais para o manejo de bacias.

A sede da Unesco também vai receber a exposição "Água no Coração da Ciência". Ao longo do ano, serão realizados eventos sobre a cooperação pela água no Tajiquistão, Suécia e Hungria.

A Assembleia Geral da ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água e designou a Unesco para liderar todos os eventos oficiais sobre o ano.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930