Sudão confirma cessar-fogo com grupo rebelde em Darfur

Ouvir /

Segundo missão da ONU em Darfur, Unamid, acordo entrou em vigor à meia-noite desta segunda-feira; mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram de suas casas por causa do conflito na província.

Soldados da Unamid

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Sudão anunciou um acordo de cessar-fogo com um dos movimentos rebeldes que atuam na região de Darfur. A trégua entrou em vigor à meia-noite desta segunda-feira.

O compromisso, firmado no domingo, em Doha, capital do Catar, foi selado entre o governo sudanês e os rebeldes do Movimento de Justiça e Igualdade do Sudão.

Agenda

Segundo a Missão da ONU em Darfur, Unamid, o cessar-fogo marca o início de negociações sobre uma série de assuntos que integram uma agenda acordada no último dia 24.

A representante especial adjunta da missão, Aichatou Mindaoudou, e o vice-primeiro-ministro do Catar, Ahmed Bin Abdullah Al-Mahmoud, são co-mediadores do processo.

Mindaoudou disse à Rádio ONU que a medida é um grande avanço em direção a um acordo de paz global e duradouro. Os conflitos em Darfur entre tropas do governo, milícias e rebeldes já teriam causado a morte de mais de 1 milhão de pessoas além de obrigar 2,5 milhões a fugir de suas casas.

Esperança

A representante da ONU disse às partes envolvidas para ouvir a comunidade internacional nos pedidos lançados com vista à participação no processo de paz.

Segundo a missão, o acordo deste domingo inclui o estabelecimento de mecanismos de acompanhamento, como uma Comissão de Cessar-Fogo que será liderada pela Unamid.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930