Rádio, símbolo de status na província moçambicana da Zambézia

Ouvir /

Com os primeiros rendimentos, sonho de muitos habitantes locais é comprar um aparelho; meio de comunicação informa habitantes sobre inundações que afetam várias áreas.

Foto: Unesco

Manuel Matola, da Rádio ONU em Maputo.

O Rádio é, ao lado do coqueiro e da bicicleta, considerado um símbolo de status na província moçambicana da Zambézia, no centro do país.

O sonho de muitos habitantes locais é comprar um aparelho logo que têm os primeiros ganhos do pequeno negócio ou emprego.

"Pequeno Brazil"

Nomes célebres também distinguem a segunda província mais populosa de Moçambique. A capital, Quelimane, é conhecida como "Pequeno Brasil", pelo carnaval único, e muitos habitantes da província também se destacam pelos nomes pouco comuns.

Saíde Meio-Dia é zambeziano e partiu para trabalhar na capital do país, Maputo, há 10 anos. Ele comprou o seu primeiro rádio logo que começou a trabalhar como guarda num prédio e explica porque reclama para si o título de um dos maiores ouvintes.

"Gosto de escutar. Eu escuto muitas coisas", confessa.

Opções

No Dia Mundial da Rádio, Saíde mostra que, como ouvinte, as opções foram ampliadas. Quando a área de origem está a ser afetada por inundações devastadoras, o amante de rádio diz que o aparelho se tem  mostrado indispensável.

"Tenho rádio, amplificador, DVD e televisores". "Por exemplo, como lá em casa há cheias. Se não fosse rádio eu não ia ouvir que lá em casa, na Zambézia, há cheias. Mas ouvi a notícia na rádio.

Influência

Em entrevista da capital da província, Quelimane, o jornalista António Zefanias fala da importância do rádio e da influência nos zambezianos.

"Homem que é homem precisa ter rádio em casa. Estando ele longe dos seus familiares, imaginemos de uma região há cerca de 365km da cidade de Quelimane, se tiver um familiar que vive na cidade e precisa dar um abraço, deve recorrer à emissora-mãe a Rádio Moçambique para deixar uma dedicatória. A partir do distrito, ele consegue saber se o familiar está bem de saúde e este consegue mandar uma abraço."

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930