Pnuma e OMS querem realizar testes sobre substâncias químicas sintéticas

Ouvir /

Relatório das agências da ONU quer saber quais os efeitos que essas substâncias têm no sistema hormonal; material é encontrado em vários produtos domésticos e industriais.

Foto: Unep

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Organização Mundial da Saúde, OMS, querem realizar estudos detalhados para saber os efeitos de substâncias químicas sintéticas no sistema hormonal.

O relatório preparado pelas duas agências da ONU, quer que sejam realizadas mais pesquisas para se ter um conhecimento total dos chamados "químicos perturbadores da endocrina", conhecidos também pela sigla Edcs.

Vida moderna

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que os produtos químicos fazem parte da vida moderna e movimentam a economia de vários países.

Para Steiner, a falta de controle desses produtos desafia o alcance das metas de Desenvolvimento da ONU e o desenvolvimento sustentável para todos.

Gerações

A diretora de saúde pública da OMS, Maria Neira, afirmou que os últimos dados científicos mostram que comunidades no mundo inteiro estão sendo expostas aos Edcs e aos riscos associados a isso.

Neira disse que a OMS vai trabalhar com os parceiros para estabelecer uma prioridade nas pesquisas. Segundo ela, todos têm responsabilidade para proteger as futuras gerações.

Doenças

Segundo o documento, esses químicos são encontrados em vários produtos domésticos e industriais. O objetivo é saber se há alguma ligação entre eles e várias doenças do sistema hormonal.

Os especialistas explicam que a saúde humana precisa de um sistema endocrinológico em perfeito funcionamento. Ele regula a liberação de certos hormônios que são essenciais para o metabolismo, o crescimento e até mesmo para o sono e o humor das pessoas.

Alteração

O relatório diz que algumas substâncias químicas sintéticas, encontradas em pesticidas, por exemplo, podem alterar essas funções aumentando o risco de problemas de saúde.

O Pnuma e a OMS detectaram uma conexão entre a exposição aos Edcs e o surgimento de câncer de mama, em mulheres, câncer na próstata e efeitos sobre o sistema nervoso de crianças.

Poluição

Os químicos podem contaminar o meio ambiente através da poluição industrial e urbana. A exposição humana aos Edcs pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados, pela poeira ou pela água.

Outras fontes de contaminação são a inalação de gases e partículas poluentes ou o contato com a pele.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031