Países em desenvolvimento enfrentam custos mais altos de comércio

Ouvir /

Afirmação é do Banco Mundial, que desenvolveu nova base de dados sobre o tema; mecanismo avalia negociações de bens agrícolas e produtos manufaturados.

Foto: Banco Mundial

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Apesar da integração da economia internacional, uma nova base de dados produzida pelo Banco Mundial revela que os custos de comércio são desproporcionais nos países em desenvolvimento.

O estudo foi feito em conjunto com a Comissão Econômica e Social da ONU para a Ásia e o Pacífico, Escap. Segundo as entidades, a posição dos países em desenvolvimento se deteriora porque o resto do mundo está se movimentando mais rápido.

Estimativas

A base de dados "Custos do Comércio" estima os preços das transações de produtos agrícolas e manufaturados. Segundo o Banco Mundial, a pesquisa demonstrou que os valores são influenciados pela distância, meio de transporte, impostos, logística e medidas não-tarifárias.

Os dados destacam a importância da cadeia de fornecimentos e conectividade para explicar os custos altos e os baixos níveis de integração comercial em países em desenvolvimento.

Oriente Médio

O Banco Mundial revela que o transporte marítimo e a performance logística são duas áreas determinantes para os custos bilaterais de comércio, com efeitos comparáveis à distância geográfica.

Segundo o órgão, países vizinhos de regiões como o Oriente Médio e o norte da África muitas vezes tem uns com os outros tarifas comerciais mais altas em relação a nações mais distantes, como as do sul da Europa.

O Banco Mundial lembra que os custos comerciais são muito importantes, pois determinam a habilidade de um país em participar das redes de produção regionais e globais.

O levantamento afirma que os países em desenvolvimento podem aprender muito uns com os outros e criar políticas para reduzir os custos de comércio.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031