ONU vai continuar combatendo cólera no Haiti, mas não pagará indenização

Ouvir /

Secretário-Geral Ban Ki-moon informou que pedido de compensação por vítimas da doença não poderá ser acatado; organização pretende erradicar a infecção no país com investimentos e vacinação.

Menina com cólera no Haiti

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a solicitação de indenização movida pelas vítimas do surto do cólera no Haiti "não pode ser acatada."

Ban ligou para o presidente haitiano, Michel Martelly, para informá-lo da decisão, como contou a correspondentes estrangeiros, o porta-voz do Secretário-Geral.

Convenção

Martin Nesirky, disse que a petição, de novembro de 2011, não será atendida à luz da sessão 29 da Convenção de Privilégios e Imunidades.

Agências de notícias disseram que um mês após a entrada do pedido, manifestantes no Haiti afirmaram que tropas de paz da ONU teriam levado a doença, inadvertidamente, ao país.

Compromisso

Na época, a mídia local informou que boinas azuis contaminados pelo vírus teriam originado o surto, que afetou os haitianos, mas a hipótese não pode ser comprovada após exames de laboratório.

Ao telefonar para o presidente haitiano, Ban também reiterou o compromisso das Nações Unidas para eliminar o cólera no Haiti.

Investimentos

A organização lembra que desde o início surto, em 2010, tem trabalhado com parceiros, com o povo e o Governo do Haiti. O objetivo é melhorar as condições de água e saneamento básico e reforçar a prevenção e os serviços de alerta.

Em dezembro passado, Ban lançou uma iniciativa para a Eliminação do Cólera no Haiti. O projeto visa reforçar o Plano Nacional do país, através de "investimentos significativos e o uso de uma vacina oral contra a doença."

Sofrimento

Ao terminar a nota, o Secretário-Geral expressou "profunda solidariedade pelo sofrimento causado pela epidemia do cólera."

Ban convidou tanto aos parceiros do Haiti como à comunidade internacional a trabalharem em conjunto para garantir uma saúde e um futuro melhor para os haitianos.

*Apresentação Edgard Júnior

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930