ONU lembra legado de Stephane Hessel na área de direitos humanos

Ouvir /

Escritor e ativista morreu nesta quarta-feira, aos 95 anos, em Paris; para a alta comissária Navi Pillay, ele foi um "campeão" da causa.

Stephane Hessel Foto: www.npr.org

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A ONU lamenta a morte do escritor Stephane Hessel, integrante do grupo que elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O escritor e ativista, de 95 anos, morreu nesta quarta-feira, em Paris.

Deportação

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hessel integrou a resistência francesa, e por causa disso foi preso e deportado para os campos de concentração de Buchenwald e Dora.

Em nota, a alta Comissária para Direitos Humanos, Navi Pillay, destaca o   envolvimento de Hessel na redação da Declaração e disse que ele era "um campeão dos direitos humanos."

Ela lembrou o papel de Hessel em 2010, quando ele escreveu um manifesto,  de 12 páginas, intitulado “Indignez-vous!”, ou Indignai-vos.

Nele, Hessel pedia mais ações dos cidadãos, especialmente dos jovens, contra a discriminação, a desigualdade e a  indiferença. O manifesto vendeu milhões de cópias em todo o mundo.

Unesco

Já a diretora-geral da Organização para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, falou da dedicação de Stephane Hessel a uma cultura de paz e um maior respeito e entendimento mútuos.

Bokova disseu que a "força e a clareza da sua visão da dignidade de cada mulher e cada homem continuam a ser uma inspiração para todos."

A chefe da Unesco citou umas das últimas declarações de Hessel sobre o que ainda restava a ser feito para que mulheres, homens e crianças convivessem bem juntos. Segundo ele, o mundo precisava de mais comunicação para que os indivíduos se tornassem verdadeiros cidadãos globais.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031