OMS quer melhorar segurança de pacientes em países em desenvolvimento

Ouvir /

Agência divulga recursos para garantir segurança de pacientes; iniciativa  junta 14 hospitais africanos a institições congéneres da Europa.

OMS promove iniciativa para garantir segurança dos pacientes

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, divulgou uma série de ferramentas práticas com vista a melhorar a segurança dos pacientes em hospitais de países em desenvolvimento.

A iniciativa integra as Parcerias para a Segurança do Paciente em África, um projeto que envolve 14 hospitais africanos e institições congéneres europeias. Com o apoio da agência da ONU, cada uma das instituições liga-se a uma outra da Inglaterra, da França ou da Suíça.

Danos

A médica da OMS, Shams Syed, que supervisiona o programa, disse que o intercâmbio beneficia às duas partes, tendo pedido atenção para o impacto global da segurança dos pacientes.

De acordo com a representante, quando pacientes se deslocam ao hospital em África, confrontam-se com desafios relativos à sua segurança que  podem causar danos. Segundo afirmou, tanto em África como a nível global existem formas de melhorar a assistência.

Contexto Africano

A OMS refere que ao desenvolver o pacote de recursos, foi tido em conta o trabalho coordenado e o apoio entre os profissionais de saúde dos dois continentes com vista a um atendimento mais seguro.

As atividades da parceria são acompanhadas pelo Programa de Segurança do Paciente da OMS, que defende a adaptação de recursos para o contexto dos hospitais africanos, incluindo meios de segurança cirúrgica.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031