OMS: acidente em Fukushima aumentou risco para alguns tipos de câncer

Ouvir /

Relatório da organização pede monitoramento de longo prazo e exames médicos para a população local; mulheres poderiam ter agora até 70% de chance de câncer na tireoide.

Usina nuclear de Fukushima Daiichi. Foto: IAEA/Giovanni Verlini

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde concluiu que o acidente nuclear em Fukushima, no Japão, aumentou o risco das pessoas contraírem alguns tipos de câncer.

Segundo a OMS, esse risco é específico para os moradores da região e por isso, o documento pediu as autoridades que mantenham um sistema de monitoramento de longo prazo e exames de saúde para a população local.

Câncer

O relatório mostrou que depois da explosão da usina nuclear em Fukushima, o risco dos casos de câncer na tireoide pode chegar a 70% para as mulheres.

O cálculo é feito tendo como base bebês que foram expostos à radiação na época do acidente. Em relação ao câncer de mama, o aumento é de 6% e o de leucemia, 7%.

Décadas

A diretora de saúde pública e ambiental da OMS, Maria Neira, disse que o monitoramento da população vai continuar sendo um ponto importante na resposta das autoridades ao desastre por várias décadas.

Segundo Neira, a preocupação principal era fazer uma correlação entre casos específicos de câncer e a área demográfica. Para a diretora da OMS, os dados mostram um risco maior para as pessoas que vivem nas partes mais contaminadas pela radiação.

Neira declarou que em outras regiões, e até mesmo fora do Japão, não há nenhuma expectativa de aumento do risco de as pessoas contraírem a doença.

Psicológico

Além do impacto direto na saúde, o relatório mostrou também que o impacto psicológico terá consequências na saúde e no bem estar do povo.

Para os especialistas, isso não pode ser ignorado e o assunto deve fazer parte do plano geral de resposta do governo para tratar a população.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031