Especialistas da ONU pedem ao Irã que pare de prender jornalistas

Ouvir /

Grupo de direitos humanos fala em onda recente de prisões em massa de profissionais da imprensa; relatores também querem liberdade para jornalistas já detidos.

Dezenas de jornalistas detidos no Irã

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Um grupo de especialistas da ONU em direitos humanos pediu na segunda-feira ao Governo do Irã que pare imediatamente com a recente onda de prisões em massa de jornalistas e liberte os profissionais que já estavam detidos.

Em nota, os relatores dizem que "na semana passada, forças de segurança invadiram as redações de cinco jornais e prenderam pelo menos 17 jornalistas". A maioria trabalhava para veículos independentes. Mandados de prisão foram emitidos para vários outros profissionais.

Violação

Segundo o comunicado do Escritório de Direitos Humanos da ONU, antes das prisões recentes, outros 40 jornalistas já estavam presos no Irã. Para os relatores especiais, as detenções de jornalistas são "uma flagrante violação das obrigações do Irã sob a lei internacional dos direitos humanos."

O grupo ressaltou o medo de que a prisão dos 17 profissionais da imprensa seja parte de uma campanha maior para derrubar jornalistas independentes, sob a acusação de que eles teriam colaborado com meios de comunicação internacionais "anti-revolucionários" e organizações de direitos humanos.

Eleições

Os relatores da ONU lembram que o direito de se comunicar com organizações internacionais é um aspecto fundamental da liberdade de expressão. Para os especialistas, é "perturbador que prisões em massa estão sendo usadas em retaliação ao exercício da liberdade de expressão."

A nota reforça que os jornalistas precisam poder falar e escrever sem medo de perseguição, prisão e intimidação. Eles lembram que em junho, haverá eleições no Irã e temem que as prisões recentes sirvam para reforçar a autocensura em um momento chave do desenvolvimento político iraniano.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031