Enviado ao Haiti quer eleições para o Senado até o fim deste ano

Ouvir /

Em visita às Nações Unidas, na semana passada, Nigel Fisher, disse que está preocupado com o impasse político na ilha caribenha para a realização do pleito; votação está há mais de um ano atrasada.

Soldados brasileiros no Haiti

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O representante especial das Nações Unidas no Haiti afirmou esperar que o impasse político sobre as eleições para o Senado do país seja resolvido.

Em visita à sede da ONU, na semana passada, Nigel Fisher disse que o atraso na realização do pleito, marcado inicialmente para janeiro de 2012, preocupa.

Líderes

Fisher se reuniu com o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, para debater uma série de propostas que possam fazer avançar o processo.

Ele disse que irá convocar um encontro com líderes haitianos para que as eleições sejam realizadas até o fim deste ano.

Sem isso, o chefe da Missão da ONU no país, Minustah, acredita que o Haiti não poderá operar normalmente.

Tropas Brasileiras

Nigel Fisher falou a correspondentes em Nova York sobre as reuniões que manteve com Ban Ki-moon, outros representantes da organização e países-membros do Conselho de Segurança.

Segundo ele, as eleições para o Senado haitiano devem ser inclusivas e justas. Ele também conversou com os chamados "Amigos do Haiti" sobre o impasse eleitoral.

Ainda na semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, contou à Rádio ONU que iria debater com Ban Ki-moon uma "saída gradual e progressiva" das tropas brasileiras do Haiti.

Mapa

Um outro motivo de preocupação da ONU com a ilha caribenha é a economia haitiana, que no ano passado cresceu cerca de 2,5% muito além da taxa de 8% prevista. Os investimentos também não atingiram os patamares estimados. O país também está com questões em aberto sobre a independência do judiciário.

O Secretário-Geral da ONU pediu ao seu representante no Haiti que elabore uma espécie de mapa para os próximos anos com as prioridadades da Minustah na promoção da segurança e da estabilidade. Segundo Nigel Fisher, não existe soberania em a inclusão de todos os haitianos no processo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031