Conselho de Segurança faz reunião sobre teste nuclear da Coreia do Norte

Ouvir /

Países-membros discutem tema, a portas fechadas, em Nova York; Ban afima que ensaio é grave violação das resoluções do órgão da ONU.

Conselho de Segurança da ONU. UN Photo/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança está reunido para discutir o terceiro teste nuclear realizado, esta terça-feira, pela Coreia do Norte.

A presidência rotativa do grupo, pelo mês de fevereiro, está com a Coreia do Sul. O embaixador Kim Sook enviou mensagem para que os 15 países-membros participassem da reunião, a portas fechadas, sobre o assunto.

Violação

Em nota, emitida nesta terça-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o teste nuclear norte-coreano é "uma clara e grave violação das resoluções do Conselho de Segurança."

Ban disse que é deplorável o fato de Pyongyang ter desafiado o forte e inequívoco chamado da comunidade internacional para que não cometesse qualquer medida provocativa.

Preocupação

O chefe da ONU está muito preocupado com o impacto negativo dessa ação sobre a estabilidade regional, como também, nos esforços globais pela não-proliferação nuclear.

Mais uma vez, ele pediu aos norte-coreanos que trabalhem com a comunidade internacional para desnuclearizar a Península Coreana.

Ban está confiante de que o Conselho de Segurança permanecerá unido e adotará as medidas apropriadas.

Lamentável

Em nota separada, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, Yukia Amano, considerou profundamente lamentável o terceiro teste nuclear realizado pela Coreia do Norte.

Amano afirmou que a ação representa uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança e foi realizada "apesar dos pedidos contrários feitos pela comunidade internacional."

Apelo

O diretor-geral fez um forte apelo para que os norte coreanos implementem totalmente todas as resoluções aplicadas pelos Conselho de Segurança da ONU e da Aiea.

Amano declarou que a agência das Nações Unidas continua pronta para contribuir para uma resolução pacífica sobre a questão nuclear da Coreia do Norte.

O diretor-geral citou a retomada das atividades de verificação no país asiático assim que um acordo político for fechado entre os países envolvidos nas negociações.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031