Conselho de Segurança deplora ataque à embaixada dos EUA na Turquia

Ouvir /

Órgão reafirma que terrorismo constitui uma das mais sérias ameaças à paz e segurança; ato ocorrido esta sexta-feira, em Ancara, é atribuído a um bombista suicida.

Conselho de Segurança da ONU. UN Photo/Rick Bajornas

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança condenou "nos termos mais fortes" o ataque terrorista contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara, na Turquia, que causou um morto e vários feridos.

Em declaração à imprensa, o órgão expressa solidariedade às famílias das vítimas. A informação foi apresentada pelo embaixador da Coreia do Sul, Kim Sook, que assume a presidência rotativa do órgão no mês de Janeiro.

Terrorismo

Os membros do Conselho de Segurança reafirmaram que o terrorismo, em todas as suas formas e manifestações, constitui uma das mais sérias ameaças à paz e segurança.

O comunicado sublinha que tais atos “são criminosos e injustificáveis, independentemente de suas "motivações, quando e por quem tiverem sido cometidos."

Bombista

De acordo com agências noticiosas, o ataque, ocorrido esta sexta-feira, ainda não foi reivindicado. O ato teria sido perpetrado por um bombista suicida e a vítima mortal foi atingida após a explosão numa entrada lateral do complexo, que projetou os destroços para a rua.

As informações das agências referem que, após o ataque, os Estados Unidos lançaram um alerta aos seus cidadãos para não visitarem as missões diplomáticas na Turquia até novas instruções.

Representantes

O Conselho deplorou os atos recentes e recorrentes de violência contra representantes diplomáticos e consulares, referindo que estes perigam ou tiram a vida de inocentes", além de impedir seriamente o trabalho normal de tais representantes e funcionários."

Os 15 países-membros reafirmaram a necessidade de combate, por todos os meios, as ameaças à paz e segurança internacionais causada por atos terroristas.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031