Celebrado acesso de ajuda de emergência para 40 mil pessoas na RD Congo

Ouvir /

PMA anuncia chegada de alimentos a Punia, a capital da provícia ocidental de Maniema; combates entre os rebeldes Mai Mai e o exército congolês em área de mineração fizeram milhares de deslocados em duas semanas.

Mulheres na República Democrática do Congo Foto: PMA/Martin Penner

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Mais de 20 mil toneladas de alimentos de emergência foram entregues a milhares de deslocados que, nas últimas duas semanas, chegaram à cidade de Punia, no leste da República Democrática do Congo, RD Congo.

O anúncio foi feito, esta sexta-feira, pelo Programa Mundial da Alimentação, PMA. A agência defende que o centro urbano, que é a capital provincial de Maniema é um dos que apresenta as maiores dificuldades de acesso no país.

Limitações

O auxílio foi transportado nos últimos dois dias e deve alimentar cerca de 40 mil pessoas, refere o PMA. A maioria vive com familiares que já convivem com limitação de recursos.

A agência aponta para a ocorrência de combates entre os rebeldes Mai Mai e o exército congolês numa área de mineração na fronteira entre as províncias do Kivu Norte e Maniema, que acolhe cerca de 163 mil deslocados.

Estrada

O diretor do PMA na RD Congo, Martin Ohlsen,  disse que a área carece de instalações para armazenar bens de forma adequada, além da estrada lamacenta com mais de 18 km.

O avião tem sido o único método disponível para levar suprimentos de alimentos para a região. Nos últimos dias, chuvas fortes tornaram as estradas intransitáveis para veículos de grande porte, defende o PMA.

Grupos Armados

A RD Congo é afetada por crises em cinco províncias do leste, onde vários grupos armados lutam para expandir as suas zonas de controlo.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, defende que existem cerca de 2,6 milhões deslocados internos no país da região africana dos Grandes Lagos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031