Ban saúda Governo de unidade nacional na República Centro-Africana

Ouvir /

Secretário-Geral refere que a medida é importante para a consolidação do processo de construção da paz e pediu medidas para garantir a proteção de civis em todo o país.

Confrontos afetaram cerca de 1,8 milhões de pessoas. Foto: Irin/Anthony Morland

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Secretário-Geral da ONU saudou a formação do Governo de unidade nacional na República Centro-Africana. Ban Ki-moon considerou a medida "um passo importante para a consolidação do processo de construção da paz".

A formação da autoridade está prevista nos acordos entre o governo e grupos rebeldes assinados a 11 de Janeiro, na capital gabonesa Libreville.

Instabilidade

De acordo com a ONU, o país tem sido marcado por períodos de instabilidade política e conflitos armados recorrentes, aliados à fraca autoridade do Estado em várias regiões.

Recentemente, uma coligação de grupos rebeldes, conhecida por Seleka, avançou em direção à capital, Bangui.  A aliança concordou em iniciar negociações de paz sob os auspícios da Comunidade Económica dos Estados da África Central.

Cessar-Fogo

As Nações Unidas relataram a ocorrência de um deslocamento interno significativo das populações devido à insegurança e instabilidade causados por tensões étnicas no norte.

É igualmente referida a  presença de elementos do grupo armado Exército de Resistência do Senhor, LRA, originário do Uganda.

Proteção

Na nota, Ban encoraja às todas as partes a respeitar as disposições do acordo de cessar-fogo e a tomar as medidas adequadas "para garantir a proteção de civis em todo o país."

O representante enfatiza a necessidade urgente de apoio da comunidade internacional para atender às necessidades de assistência humanitária no país.

A ONU estima que os últimos confrontos afetaram cerca de 1,8 milhões de pessoas e deixaram outras 800 mil com necessidade urgente de assistência humanitária na República Centro-Africana.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930