Ban pede ajuda dos jovens para resolver problemas mundiais

Ouvir /

Secretário-Geral fez a declaração em evento para a juventude na véspera da abertura do 5º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas; ele afirmou que mundo passa por período de transição.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu, esta terça-feira, ajuda dos jovens para resolver os desafios mundiais e alcançar um futuro pacífico, equitativo e próspero.

A declaração de Ban foi feita num evento para a juventude na véspera da abertura do 5º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em Viena, Áustria.

Liderança

O chefe da ONU afirmou que os jovens de hoje já demonstraram que estão dispostos e são capazes de assumir a responsabilidade para liderar.

Ele disse que o mundo inteiro vai depender da juventude para falar a linguagem da tolerância e do respeito e espera que essas vozes "afoguem" aqueles que pregam o ódio e a divisão.

Ban afirmou ainda que a atual geração de jovens é a maior que o mundo já viu até agora e que suas ações e coragem vão conduzir todos no caminho da harmonia e do desenvolvimento sustentável.

Alerta

O Secretário-Geral alertou que o mundo passa por um momento de transição econômica, demográfica, política e ambiental. Segundo ele, os conflitos representam um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento.

Ban declarou que os desafios são profundos mas o mesmo se pode dizer das oportunidades, levando em conta que todos virem as costas para o extremismo e as divisões.

Metas

O chefe da ONU disse que é necessário intensificar os esforços para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo Ban, o mundo deve erradicar a extrema pobreza e a fome e melhorar o bem-estar da população. Para ele, é possível atingir esse objetivo se todos trabalharem juntos, em harmonia.

Encontro

A Aliança das Civilizações foi idealizada pelos governos da Turquia e da Espanha e logo depois entregue às Nações Unidas para gerenciamento. O grupo reúne especialistas e conselheiros de todo o mundo incluindo o professor brasileiro, Cândido Mendes.

No dia 31 de dezembro, o ex-presidente de Portugal e alto representante do Secretário-Geral da ONU para a Aliança das Civilizações deixou o cargo.

Jorge Sampaio que esteve à frente do grupo por cinco anos passou o posto ao embaixador do Catar, Nassir Abulaziz al-Nasser.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031