Assembleia Geral da ONU lança Ano Internacional da Quinoa

Ouvir /

Cerimônia foi aberta pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmado embaixador especial da FAO para a iniciativa; diretor-geral da agência, José Graziano da Silva, disse que alimento tem vantagens para a saúde e  a economia.

Pequenas agricultoras de Quinoa na Bolívia Foto: FAO/Claudio Guzmán

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas lançaram, nesta quarta-feira, o Ano Internacional da Quinoa.

Com uma cerimônia, na Assembleia Geral, a ONU confirmou a nomeação do presidente da Bolívia, Evo Morales, como embaixador especial para o tema.

Dieta

Morales foi nomeado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, no ano passado, em Roma.

Nesta quarta-feira, o presidente boliviano falou na Assembleia Geral sobre as vantagens de uma dieta que inclui a quinoa.

Especialistas afirmam que a quinoa é um grão altamente nutritivo. O alimento existe há séculos na América do Sul e já se fazia presente em comunidades pré-descobrimento da Colômbia ao Equador. Além disso, a quinoa se adapta a condições climáticas diversas e tem efeitos benéficos para a saúde.

Nutrição Infantil

A maioria das plantações de quinoa está nas regiões andinas do Peru e da Bolívia.

Bolívia e Peru

Segundo a FAO, os dois países concentram mais da metade das 70 mil toneladas anuais de quinoa. Os Estados Unidos, por exemplo, produzem cerca de 7 mil toneladas seguidos pela França.

O presidente Evo Morales, da Bolívia, está sendo acompanhado à cerimônia de lançamento do Ano Internacional da Quinoa pela primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. A primeira-dama peruana tem promovido uma dieta com quinoa para combater a má nutrição infantil.

Combate à Fome

Ao assumir a palavra, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que a quinoa é um aliado no combate à fome em todo o mundo.

Ao declarar 2013 o Ano Internacional da Quinoa, a ONU pretende ajudar a promover o alimento a erradicação da pobreza e da insegurança alimentar.

Em seu discurso na cerimônia, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse ainda que o consumo da quinoa também é uma forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930