Analistas pedem supervisão dos serviços de segurança particulares em Honduras

Ouvir /

Grupo da ONU pediu ao governo hondurenho que garanta que essas companhias cumpram com a lei; especialistas querem o fortalecimento do sistema judiciário do país.

Mercado em La Esperanza, nas Honduras. Foto: Nsitko

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Analistas de direitos humanos da ONU pediram ao governo de Honduras que aumente a supervisão sobre os serviços de segurança particulares em operação no país.

Segundo o grupo de trabalho das Nações Unidas, o objetivo é fazer com que essas companhias cumpram com a lei.

Punição

Os especialistas querem também que o governo hondurenho fortaleça o sistema judiciário.

A meta é que o sistema possa investigar e julgar os crimes cometidos por seguranças particulares e ainda, assegurar que as vítimas recebam a ajuda necessária.

Força

Um dos membros do grupo da ONU, Patricia Arias, disse que Honduras tem mais de 700 companhias de segurança privada em operação.

Segundo ela, o governo deve ter certeza de que suas atividades estejam sendo apropriadamente monitoradas e que essas empresas não substituam a força policial.

Mercenários

Os analistas elogiaram o governo hondurenho pela adesão à Convenção Internacional sobre Mercenários, em 2008 e também pela criação do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em 2011.

Mas os especialistas estão preocupados com o crescimento das companhias de segurança. O número de guardas particulares superou o da força policial do governo. Atualmente, para cada agente existem cinco seguranças particulares.

Confiança

Os analistas da ONU disseram que há impunidade no país e uma falta total de confiança da população no sistema judiciário.

Segundo eles, isso é fruto das alegadas violações dos direitos humanos cometidas pelos seguranças particulares não investigadas

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031