Acnur cita relatos de represálias contra retornados no Mali

Ouvir /

Agência aponta que alvos seriam antigos deslocados tuaregues e árabes; Agências noticiosas indicam fuga de rebeldes para o deserto e para montanhas do extremo norte.

ONU diz que este ano, mais de 412 mil pessoas já fugiram do norte do país

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, disse ter recebido relatos de retornados dando conta de distúrbios e de ataques retaliatórios no Mali. Os alvos seriam antigos deslocados pertencentes a grupos minoritários, numa ação que estaria a desencorajar a volta de vários interessados.

A agência também cita a imprensa local, referindo que cidadãos tuaregues e árabes, em particular, têm sido perseguidos pelo apoio aos rebeldes que foram acusados de graves abusos contra a população.

Insurgentes

Agências noticiosas indicam que os rebeldes, que receberam apoio de insurgentes, teriam fugido para o deserto e para montanhas do extremo norte, após a intervenção de forças internacionais em apoio ao governo.

O Acnur refere, entretanto, terem aumentado as esperanças de regresso de vários deslocados, devido à evolução da situação no norte do país, esperando-se um grande movimento de retorno nos próximos dias.

Estradas e Pontes

Na capital maliana, Bamaco, várias famílias deslocadas manifestaram intenção de voltar às suas casas nas regiões Gao, Kidal e Timbuktu, logo após a reabertura de estradas e pontes que dão acesso ao norte.

Entre os desafios apontados, está a interrupção da circulação de autocarros para as cidades de Gao e Timbuktu devido ao conflito, após estas terem sido recuperadas na última semana.

Coluna Militar

Agências noticiosas apontam que nesta quinta-feira, fontes militares francesas referiram que uma coluna de 1,4 mil tropas do Chade seguia em direção a Kidal, a partir da fronteira com o Níger. A cidade foi a última a ser capturada pelas forças malianas e os seus aliados.

Espera-se que o contingente seja integrado na Força da Missão de Apoio Internacional ao Mali, Afisma, liderada pelo continente africano.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031